• Calendário 2024

    Já contei mais de uma vez: todo final de ano desde 2012 eu diagramo um calendário para o ano seguinte. Eu gosto, ao mesmo tempo que o conteúdo é sempre o mesmo, a solução é sempre diferente. Tenho que parar e pensar “como eu quero solucionar esse ‘problema’ esse ano?”. Para 2024, montei um calendário…


  • Antes & depois: Coleção Yoga para Crianças e Adultos

    No início desse ano, a Arimo, empresa que comercializa produtos relacionados à pratica de Yoga, me chamou para conversarmos sobre um novo produto que estavam avaliando lançar: a coleção de livros “Yoga para Crianças e Adultos”. Os livros da coleção, escritos pela professora Nina Giovana Tassi, abordam a prática da Yoga de forma leve e…


  • Dia Nacional do Livro Infantil: Viva a leitura!

    Hoje, 18 de abril, é o dia Nacional do Livro Infantil 🙃 Uma das minhas lembranças mais afetivas da infância é do momento em que me dei conta que eu conseguia ler. Nessa época, o meu pai chegava todos os dias do trabalho com um livro novo, daqueles de coleção, com uma ilustração por página…


  • O que é um livro acessível? Entenda

    Leitora desde sempre e trabalhando desde 2012 com livros e materiais para educação, sei o quanto a leitura é importante. Ler mobiliza diversas áreas do cérebro, aumenta a memória e a capacidade de empatia. E é prazeroso também. A leitura expande os nossos horizontes, nos informa e entretém. O livro acessível é uma forma de…


  • Conheça o meu trabalho: baixe o EPUB “A falência”

    Você já ouvi falar da escritora Júlia Lopes de Almeida? Sabia que ela foi uma das autoras mais publicadas da Primeira República (1989-1930)? Eu, durante muito tempo, também não sabia. Só fui conhecer essa autora depois que o seu livro A falência virou leitura obrigatória de um concurso vestibular e se passou a falar mais…


  • Making of do livro “A Coragem de Crescer”

    Em 2021, uma cliente e amiga me chamou para conversarmos sobre seu novo projeto: reeditar a obra de sua mãe, a autora gaúcha Maria Dinorah. Maria Dinorah Luz do Prado, falecida em 2007, além de jornalista e professora, foi uma prolífica escritora, tendo publicado mais de cem livros em vida. Por meio do IMADIN –…


  • Projeto gráfico para Revista Nonada ganha troféu no Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo

    Publicada em agosto de 2021, a Revista Nonada ganhou troféu de 2o lugar no 63o Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo na categoria Planejamento Gráfico/Arte. O projeto gráfico é assinado por mim, Laura Guidali Amaral. O prêmio A premiação é organizada pela a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a edição de 2021 teve mais de 350…


  • Mudar é viver: um pouco da minha história

    Quando criei minha primeira marca, em novembro de 2013, eu estava saindo de um emprego que adorava, – era designer gráfica da Edelbra Editora – para realizar um sonho: me tornar professora universitária. Quando essa oportunidade surgiu, fazia menos de um ano que eu havia defendido minha dissertação de mestrado. Lecionar era algo que eu…


  • Livro impresso ou e-book?

    Talvez você tenha preferência pessoal por uma ou outra versão, mas tenha em mente que é possível publicar nos dois formatos, alcançando um público maior e podendo inclusive adaptar o layout da versão impressa para o digital.


  • Meus principais projetos em 2022

    2022 foi um ano de bastante trabalho! 💪 Atuei na produção de 22 livros digitais, 11 publicações impressas, 10 descrições de ilustrações para acessibilidade, 04 livros digitais acessíveis, 03 títulos para o PNLD Digital, 02 catálogos comerciais, 01 hotsite e 01 relatório de tendências. Confira a seguir os cinco principais projetos que aconteceram ao longo…


  • Curso Acessibilidade para Publicações na PUCRS

    Este post é um convite (: Muitas são as pessoas que tem dificuldade em acessar as informações que desejam. Pensando em ajudar produtores de conteúdo a iniciarem na área de acessibilidade digital e a conhecerem boas práticas, a professora Dra. Camila Kieling e eu montamos o (mini) curso Acessibilidade para Publicações. O mini curso Acessibilidade…


  • Calendário para 2023: pegue o seu

    Já contei aqui: desde 2012 todo final de ano eu diagramo um calendário para o ano seguinte. Eu gosto, ao mesmo tempo que o conteúdo é sempre o mesmo, a solução é sempre diferente. E é também um exercício de balancear o “belo” com o “prático”. Agora, 2023 tá aí e a gente precisa se…


  • Quem lê livros digitais? Conheça os números

    Tu te consideras uma pessoa leitora? E já leste algum livro digital? Dados da 5a edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil (2020) sobre o consumo de livros digitais mostram que: Dos leitores e leitoras de livros digitais: Também é importante notar que 67% dos leitores e leitoras preferem ler livros de papel. Outros…


  • Bem-vindo, 2022! Baixe aqui e imprima o calendário para o próximo ano

    Já é uma tradição: desde 2012 todo final de ano eu diagramo um calendário para o ano seguinte. É uma tarefa que adoro fazer: ao mesmo tempo que o conteúdo é sempre o mesmo, a solução é sempre diferente. Esse ano decidi disponibilizar um calendário em versão digital. São 13 folhas: a primeira com os…


  • Conheça as tendências criativas do momento

    Mesmo que você não trabalhe diretamente com criação gráfica, é importante estar por dentro dessas tendências para poder avaliar se o visual da sua produção está adequado ao seu público-alvo.


  • Livro digital: PDF ou ePub? Qual é mais indicado para o meu projeto?

    Para publicações digitais com texto dinâmico, muitas imagens e ilustrações, dê preferência para publicação digital em formato PDF, no qual é possível projetar um layout atrativo e adequado ao conteúdo. Já para materiais com texto corrido e poucas imagens (como textos literários e acadêmicos), vale a pena investir no formato ePub, um arquivo leve e…


  • Minha publicação precisa de ISBN? Saiba quando é necessário solicitar

    Precisam de ISBN livros impressos ou digitais que serão comercializados e distribuídos no mercado, em geral. Porém, se a sua publicação terá uma distribuição limitada ou se será comercializada de maneira informal, não é obrigatório a atribuição de um ISBN.


  • Por que as cores que vejo na minha tela ficam diferentes impressas?

    De maneira prática, a resposta mais direta para explicar a diferença de tons é a materialidade: enquanto a cor da tela é feita de luz, a do papel é feita de tinta! Além disso, a gama de cores que as telas conseguem produzir é maior do que as cores alcançadas com pigmentos — isso significa…



Assine a minha newsletter

para receber novidades e dicas de design para suas publicações