O que é um livro acessível? Entenda

Ilustração em estilo vintagem de uma menina abrançando e dando um beijo em um gramofone.

Leitora desde sempre e trabalhando desde 2012 com livros e materiais para educação, sei o quanto a leitura é importante. Ler mobiliza diversas áreas do cérebro, aumenta a memória e a capacidade de empatia. E é prazeroso também. A leitura expande os nossos horizontes, nos informa e entretém.

O livro acessível é uma forma de garantir o acesso de todos aos conteúdos produzidos pelos mais diversos autores e editores.

A produção de livros acessíveis é sobre criar um produto melhor, alcançar mais pessoas e gerar impacto positivo com relativamente pouco esforço.

De acordo com o Censo 2010 realizado pelo IBGE, mais de 6,5 milhões de brasileiros e brasileiras são pessoas com deficiência visual: pessoas que têm grande ou total dificuldade para enxergar. Esse número representa 3,4% da população. Além disso, 18,8% da população brasileira apresentou alguma dificuldade para enxergar. [Informações do IBGE Educa: Pessoas com deficiência]

O que é acessibilidade?

“Como princípio, a acessibilidade determina que as concepções de todos os espaços e formatos de produtos e serviços permitam que as pessoas, independentemente de suas limitações físicas, intelectuais ou sensoriais, possam ser suas usuárias legítimas e dignas.” [Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência]

Assim, o conceito de acessibilidade diz respeito a todos, buscando atender ao coletivo e à melhoria da qualidade de vida das pessoas – sejam elas pessoas com deficiência permanente, situacional ou temporária, ou mesmo pessoas sem deficiência.

Acessibilidade em livros

Nesse contexto, o livro acessível é aquele que qualquer pessoa, independentemente de suas limitações (físicas ou sensoriais), consegue usufruir de maneira digna.

Os livros impressos tradicionais não são considerados acessíveis porque uma pessoa cega ou com baixa visão não consegue perceber o seu conteúdo de forma autônoma – aliás, quem nunca ouviu alguém reclamando do tamanho da letra de um impresso? Talvez você já tenha sido essa pessoa. 👀

O livro acessível pode ter o seu conteúdo percebido tanto por uma pessoa com visão normal, como por uma pessoa com deficiência visual, ou mesmo por pessoas com deficiência motoras que enxergam, mas não conseguem virar as páginas de um livro impresso, por exemplo.

Livros em braile, audiolivros e livros digitais são exemplos de livros acessíveis.

EPUB como livro acessível

Particularmente, vejo nos livros digitais em formato EPUB a solução com melhor custo-benefício para editores e autores independentes:

  • O EPUB é um formato já consolidado, com bom sistema de distribuição comercial e suportado por diversos softwares;
  • O arquivo EPUB acessível é usado por pessoas com e sem deficiência – os recursos de acessibilidade não interferem na experiência do usuário ordinário;
  • EPUBs acessíveis são navegados e ouvidos por pessoas com deficiência visual por meio de softwares leitores de tela;
  • Pessoas com déficit de atenção e dislexia também se beneficiam da tecnologia de leitura em voz alta dos EPUBs acessíveis ao ler e ouvir o texto ao mesmo tempo;
  • EPUBs de layout fluido podem ter letra aumentada e diminuída no software leitor, o que beneficia pessoas com baixa visão e garante mais conforto para pessoas videntes;
  • Especificações técnicas para EPUBs acessíveis já estão consolidadas a nível internacional, o que facilita tanto a produção quanto o uso.

Mas atenção, para um arquivo EPUB ser realmente considerado acessível, deve-se seguir uma série de especificações técnicas na sua produção, incluindo a audiodescrição de imagens e ilustrações.

Acessibilidade é um direito e um dever

A acessibilidade é um direito das pessoas com deficiência e uma obrigação legal dos editores – a  Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) está em vigor desde julho de 2015.

Mas mais do que uma obrigação, a acessibilidade é um dever dos produtores de conteúdo. É um ato de empatia que propicia mais autonomia e independência para as pessoas com deficiência e contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável da nossa sociedade.

Vamos produzir livros acessíveis juntas? Entra em contato comigo pra gente conversar 🙃


* Mais do blog:

Conheça o meu trabalho: baixe o EPUB “A falência”
Você já ouvi falar da escritora Júlia Lopes de Almeida? Sabia que ela foi uma …
Making of do livro “A Coragem de Crescer”
Em 2021, uma cliente e amiga me chamou para conversarmos sobre seu novo projeto: reeditar …
Bem-vindo, 2022! Baixe aqui e imprima o calendário para o próximo ano
Já é uma tradição: desde 2012 todo final de ano eu diagramo um calendário para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.