Minha publicação precisa de ISBN? Saiba quando é necessário solicitar

O ISBN — International Standard Book Number System ou, em português, Número Padrão Internacional de Livro — é, como o nome já diz, o número de uma determinada publicação no sistema global de registros de publicações. No Brasil, ele é agenciado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), desde 2020.

Cada publicação tem um ISBN específico e esse número é usado para identificar o produto em diversos momentos da sua “vida” — passando pela produção, distribuição e venda.

Dessa forma, precisam de ISBN livros impressos ou digitais que serão comercializados e distribuídos no mercado, em geral.

Porém, se a sua publicação terá uma distribuição limitada ou será comercializada de maneira informal, não é obrigatório a atribuição de um ISBN

No caso dos e-books da Amazon, também não é necessário esse registro, porque a venda desses livros digitais se dá somente no ambiente da própria Amazon.

Mas se o seu material será distribuído em livrarias ou bibliotecas, é necessário um número de registro para cada formato. Assim, se o livro for publicado como impresso, como PDF e como ePub, é necessário que ele receba três números diferentes, para evitar confusão na correta identificação da versão.

Quer saber mais sobre o assunto? A CBL preparou um material muito bacana sobre isso, confira o Guia do Usuário ISBN.

Para auxiliar os autores independentes e os autoeditores, eu criei um cadastro como editora independente junto à CBL, com o objetivo de prestar serviços de assessoria para a emissão de ISBN e Ficha Categórica das publicações dos meus clientes!

Do que você precisa para transformar o seu projeto em um material profissional e atrativo para os seus clientes? Confira os meus outros serviços de editoração e solicite um orçamento!

* Com informações da CBL. Saiba mais em www.cblservicos.org.br/isbn/


* Mais do blog:

O que é um livro acessível? Entenda
Leitora desde sempre e trabalhando desde 2012 com livros e materiais para educação, sei o …
Conheça o meu trabalho: baixe o EPUB “A falência”
Você já ouvi falar da escritora Júlia Lopes de Almeida? Sabia que ela foi uma …
Making of do livro “A Coragem de Crescer”
Em 2021, uma cliente e amiga me chamou para conversarmos sobre seu novo projeto: reeditar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.