Por que as cores que vejo na minha tela ficam diferentes impressas?

São muitas as variáveis que influenciam na percepção das cores: desde a iluminação do ambiente, o contraste das cores entre si, até as capacidades individuais de algumas pessoas que conseguem distinguir mais cores do que outras.

De maneira prática, a resposta mais direta para explicar a diferença de tons é a materialidade: enquanto a cor da tela é feita de luz, a do papel é feita de tinta!

Além disso, a gama de cores que as telas conseguem produzir é maior do que as cores alcançadas com pigmentos — isso significa que algumas cores simplesmente não conseguem ser impressas com fidelidade.

Mas talvez esse não seja o motivo para o seu problema de visualização. Quando começamos a diagramar um material, normalmente sabemos se ele será impresso ou digital. Assim, ele já é criado com o modo de cor correspondente: RGB para uso digital, CMYK para uso impresso. Quando visualizamos na tela um PDF em modo de cor CMYK, as cores deveriam estar bem próximas das cores reais que serão impressas (pelo menos a olho nú!).

Então, o que pode estar acontecendo?

Pode ser que:

  • a qualidade da sua tela não seja adequada para avaliação de cores;
  • o seu monitor esteja descalibrado (e você pode usar um programa do próprio sistema operacional para recalibrá-lo);
  • o software que você está usando para visualizar o material não é adequado.

Você não precisa ter equipamentos e softwares profissionais de gerenciamento de cor e impressão se o seu negócio não é esse. Muitos monitores de uso doméstico de escritório são adequados para o trabalho geral, mas não para avaliação fina de cores. Por isso, saiba que, se o seu monitor é comum, provavelmente haverá alguma diferença entre as cores da tela e as impressas no papel.

Além disso, alguns navegadores como Google Chrome exibem arquivos PDFs e podem ser bastante práticos, mas eles não são indicados para avaliar as cores desses documentos, principalmente dos que serão impressos. Isso porque eles trabalham com um perfil de cores diferente do perfil do documento.

O melhor software gratuito para visualização de PDFs é o Adobe Acrobat Reader DC (faça o download dele aqui). Esse programa é o mais confiável para converter adequadamente os perfis de cores incorporados no documento — e essa diferença é visível até em monitores profissionais.

DICA IMPORTANTE:

A minha sugestão é que você calibre o seu monitor mensalmente e use sempre o Adobe Acrobat Reader DC ao trabalhar com PDFs.

Quer saber mais sobre calibragem e gerenciamento de cores? Acesse esse artigo técnico (link externo).

Você precisa de ajuda com a editoração do seu projeto? Encontre mais informações sobre meus serviços de diagramação completa para materiais digitais e impressos, como livros, manuais, revistas, catálogos, relatórios comerciais e diversos outros!

Entre em contato! Meu objetivo é transformar o seu material gráfico em um produto interessante, profissional e atrativo para os seus leitores! Solicite um orçamento!


* Mais do blog:

O que é um livro acessível? Entenda
Leitora desde sempre e trabalhando desde 2012 com livros e materiais para educação, sei o …
Conheça o meu trabalho: baixe o EPUB “A falência”
Você já ouvi falar da escritora Júlia Lopes de Almeida? Sabia que ela foi uma …
Making of do livro “A Coragem de Crescer”
Em 2021, uma cliente e amiga me chamou para conversarmos sobre seu novo projeto: reeditar …

1 comentário em “Por que as cores que vejo na minha tela ficam diferentes impressas?

  1. Pingback: Making of: livro A Coragem de Crescer - laura.art.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.