Livro digital: PDF ou ePub? Qual é mais indicado para o meu projeto?

Atualmente, entre diversos outros, existem dois principais formatos de publicações digitais: “PDFs” e “EPUBs”.

No momento de decidir em qual formato publicar o seu e-book, você deve considerar, principalmente, a complexidade visual do seu conteúdo, como e onde o seu público irá acessar esse material.

O PDF é o formato mais comum de compartilhamento de documentos “fechados”, ou seja, que não podem ter o seu conteúdo e forma editados. Arquivos em PDF são bastante comuns no “dia a dia digital” e a chance do seu público já estar acostumado com ele é grande.

Já os EPUBs ainda estão mais restritos a leitores frequentes. Nesse formato, o conteúdo também não pode ser modificado, mas o layout é responsivo ao tamanho da tela e a algumas customizações, em especial no tamanho e tipo de fonte, espaçamento entre as linhas e dimensão das margens.

Isso significa que, diferentemente do PDF, que tem layout fixo, o EPUB (na maioria das vezes) tem layout fluido, fazendo com que não seja possível controlar exatamente o que o leitor vai ver em cada página — inclusive, nos EPUBs, a ideia de página perde parte do sentido.

Essa é a característica líquida dos EPUBS que tem agradado muito aos leitores em trânsito: por causa da customização, é possível ler com certo conforto mesmo em telas pequenas, como as de celular. Já os PDFs, por terem o layout fixo, normalmente são projetados para leitura em telas maiores, como as de computador ou tablets, e podem considerar também a possibilidade de impressão doméstica do material.

Ainda em dúvida sobre qual formato escolher?

Veja essas DICAS IMPORTANTES:

  • Para publicações digitais com texto dinâmico, muitas imagens e ilustrações, dê preferência para publicação digital em formato PDF, no qual é possível projetar um layout atrativo e adequado ao conteúdo.
  • Já para materiais com texto corrido e poucas imagens (como textos literários e acadêmicos), vale a pena investir no formato EPUB, um arquivo leve e fácil de ser lido em celulares além de tablets e computadores.

Descobriu qual é o formato de publicação mais adequado para o seu projeto? Seja qual for, eu posso te dar uma mão!

Aqui no meu site, você encontra informações sobre os serviços de editoração e diagramação para publicações digitais de layout fixo ou fluído e também pode conferir alguns exemplos no meu portfólio.

Entre em contato e solicite um orçamento!


* Mais do blog:

O que é um livro acessível? Entenda
Leitora desde sempre e trabalhando desde 2012 com livros e materiais para educação, sei o …
Conheça o meu trabalho: baixe o EPUB “A falência”
Você já ouvi falar da escritora Júlia Lopes de Almeida? Sabia que ela foi uma …
Making of do livro “A Coragem de Crescer”
Em 2021, uma cliente e amiga me chamou para conversarmos sobre seu novo projeto: reeditar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.