Curso Acessibilidade para Publicações na PUCRS

Este post é um convite (:

Muitas são as pessoas que tem dificuldade em acessar as informações que desejam. Pensando em ajudar produtores de conteúdo a iniciarem na área de acessibilidade digital e a conhecerem boas práticas, a professora Dra. Camila Kieling e eu montamos o (mini) curso Acessibilidade para Publicações.

O mini curso Acessibilidade para Publicações vai acontecer nos dias 17, 18 e 19 de janeiro na PUCRS, com as aulas ao vivo pelo Zoom, das 19h às 21h15. As inscrições são realizadas pelo portal da Universidade.

(Não sabe o que é um livro acessível? Eu explico nesse post.)

O conteúdo

Nesse curso nós vamos conversar sobre como tornar acessíveis diferentes tipos de publicações digitais, sejam e-books ou posts em redes sociais. Vamos explorar tópicos como:

  • diversidade e inclusão;
  • estatuto da pessoa com deficiência;
  • preparação de textos com foco em acessibilidade;
  • descrição de imagens; e
  • uso de recursos de HTML5 na construção de livros digitais acessíveis. 

Além da teoria, nós vamos trazer exemplos e exercícios práticos que demonstram a importância da acessibilidade digital e da atuação a favor de uma comunicação inclusiva. Também vamos mostrar softwares e processos que vão te ajudar a tornar as tuas publicações digitais acessíveis.

As inscrições

As inscrições vão até o dia 17/01 e são realizadas diretamente pelo portal da PUCRS.

O investimento é de R$ 607, sendo que alunos e ex-alunos da PUCRS tem desconto. Também há descontos para inscrições realizadas até 06/01, além de valores especiais para grupos e funcionários de empresas do Tecnopuc. Confira todas as opções de descontos na página do curso.

As ministrantes

Laura Guidali Amaral é Bacharel em Design (Unisinos), Mestra em Design Estratégico (Unisinos) e Especialista em Práticas Curatoriais (UFRGS). Coautora do livro “Design Estratégico em Ação” (Editora Unisinos). Atua há mais de 10 anos com Design Editorial criando de publicações impressas, digitais e acessíveis. Designer premiada, acredita que, para uma publicação encantadora, forma, conteúdo e suporte devem ser pensados em conjunto.

Profª. Drª. Camila Garcia Kieling é jornalista, mestre e doutora em Comunicação e professora da Escola de Comunicação, Artes e Design/Famecos da PUCRS. Atua no mercado editorial desde 2002 e tem experiência na produção de livros e materiais pedagógicos para estudantes e professores. É coautora de livros didáticos para o Novo Ensino médio na área de Linguagens pela Editora do Brasil. Professora de disciplina sobre Diversidade e Inclusão do PUCRS Online. Pós-graduanda em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FGV.

A acessibilidade é essencial para alguns e útil para todos

Te esperamos (:


* Mais do blog:

Calendário para 2023: pegue o seu
Já contei aqui: desde 2012 todo final de ano eu diagramo um calendário para o …
Quem lê livros digitais? Conheça os números
Tu te consideras uma pessoa leitora? E já leste algum livro digital? Dados da 5a …
O que é um livro acessível? Entenda
Leitora desde sempre e trabalhando desde 2012 com livros e materiais para educação, sei o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *