O ISBN — International Standard Book Number System ou, em português, Número Padrão Internacional de Livro — é, como o nome já diz, o número de uma determinada publicação no sistema global de registros de publicações. No Brasil, ele é agenciado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), desde 2020.
Cada publicação tem um ISBN específico e esse número é usado para identificar o produto em diversos momentos da sua “vida” — passando pela produção, distribuição e venda.
Dessa forma, precisam de ISBN livros impressos ou digitais que serão comercializados e distribuídos no mercado, em geral.
Porém, se a sua publicação terá uma distribuição limitada ou será comercializada de maneira informal, não é obrigatório a atribuição de um ISBN.
No caso dos e-books da Amazon, também não é necessário esse registro, porque a venda desses livros digitais se dá somente no ambiente da própria Amazon.
Mas se o seu material será distribuído em livrarias ou bibliotecas, é necessário um número de registro para cada formato. Assim, se o livro for publicado como impresso, como PDF e como ePub, é necessário que ele receba três números diferentes, para evitar confusão na correta identificação da versão.
Quer saber mais sobre o assunto? A CBL preparou um material muito bacana sobre isso, confira o Guia do Usuário ISBN.
Para auxiliar os autores independentes e os autoeditores, eu criei um cadastro como editora independente junto à CBL, com o objetivo de prestar serviços de assessoria para a emissão de ISBN e Ficha Categórica das publicações dos meus clientes!
Do que você precisa para transformar o seu projeto em um material profissional e atrativo para os seus clientes? Confira os meus outros serviços de editoração e solicite um orçamento!
* Com informações da CBL. Saiba mais em www.cblservicos.org.br/isbn/
* Mais do blog: