Atualmente, entre diversos outros, existem dois principais formatos de publicações digitais: “PDFs” e “EPUBs”.
No momento de decidir em qual formato publicar o seu e-book, você deve considerar, principalmente, a complexidade visual do seu conteúdo, como e onde o seu público irá acessar esse material.
O PDF é o formato mais comum de compartilhamento de documentos “fechados”, ou seja, que não podem ter o seu conteúdo e forma editados. Arquivos em PDF são bastante comuns no “dia a dia digital” e a chance do seu público já estar acostumado com ele é grande.
Já os EPUBs ainda estão mais restritos a um determinado perfil de leitores. O EPUB pode ter o layout responsivo ao tamanho da tela e à algumas customizações, em especial no tamanho e tipo de fonte, espaçamento entre as linhas e dimensão das margens.
Isso significa que, diferentemente do PDF, que é fixo, no EPUB fluido não é possível controlar exatamente o que o leitor vai ver em cada página — inclusive, nos EPUBs, a ideia de página perde parte do sentido.
Essa é a característica líquida dos EPUBS que tem agradado muito aos leitores em trânsito: por causa da customização, é possível ler com certo conforto mesmo em telas pequenas, como as de celular (que é o suporte usado por 73% dos leitores de livros digitais). Já os PDFs, por terem o layout fixo, normalmente são projetados para leitura em telas maiores, como as em computador ou tablets, e podem considerar também a possibilidade de impressão doméstica do material.
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