Em 2021, uma cliente e amiga me chamou para conversarmos sobre seu novo projeto: reeditar a obra de sua mãe, a autora gaúcha Maria Dinorah.
Maria Dinorah Luz do Prado, falecida em 2007, além de jornalista e professora, foi uma prolífica escritora, tendo publicado mais de cem livros em vida. Por meio do IMADIN – Instituto Maria Dinorah, a ideia era iniciar a revitalização da obra pelos livros destinados a pré-adolescentes e jovens.
Confira a seguir como realizei esse projeto.
Compreensão da demanda
O livro escolhido para iniciar o projeto foi “A coragem de crescer”, cuja última edição havia sido publicada em 1992. Nesta obra o leitor acompanha o personagem principal, Paulo, conforme ele se desenvolve e passa pelos desafios e dores da adolescência.
Durante a conversa com a cliente, identifiquei nela o desejo de ter para o livro um visual contemporâneo e atrativo, que ajudasse a atualizar a obra e o nome da Maria Dinorah.
Identificamos também que, devido a estrutura enxuta do IMADIN, a melhor forma de apresentar a autora para uma nova geração de leitores seria com livros digitais. Assim, definiu-se que o material seria produzido tanto na versão impressa, em uma pequena tiragem de 250 exemplares, como na versão em ePub.
Preparação do texto
Iniciamos os trabalhos com a digitalização do texto. Escaneamos as páginas da edição de 1992, passamos as imagens pela ferramenta de OCR, exportamos e limpamos o texto.
O material digitalizado e limpo foi enviado para revisão por profissional parceira, buscando tanto possíveis erros de digitalização como situações para atualização de gramática e ortografia. Nessa fase também foram identificados alguns termos que hoje estão em desuso, e para eles foram criadas notas de rodapé explicativas.
Pesquisa de referências
Em paralelo à revisão, dei início ao meu processo criativo buscando referências visuais.
No livro de literatura infantojuvenil, o design editorial torna tangível o universo criado na história. Isso é feito também pelas ilustrações, e as escolhas de design (como tipografia e layout) funcionam como um reforço para o ambiente criado.
Nesse sentido, era importante que o projeto funcionasse bem tanto nas versões impressa como digital e esse foi um dos nortes da pesquisa. Outro foi encontrar um tom que falasse com os jovens de hoje sem ser infantil.
Criação
Considerar a característica do texto também é muito importante para se pensar o projeto gráfico. Nesse caso, o texto é uma narrativa breve e fragmentada, com parágrafos muito curtos. Por isso definimos para a versão impressa o formato 12 x 20 cm, quase um livro de bolso.
Para escolha da tipografia, o primeiro requisito era que ela fosse própria para leitura, ou seja, que funcionasse bem em tamanhos pequenos. Em seguida o desejo era chegar em um estilo entre o contemporâneo e o tradicional. Assim, escolhi uma fonte com serifas quadradas e boa espessura, garantindo uma leitura confortável.
Para ilustrar, criei colagens digitais a partir de elementos trazidos pela personagem principal nas suas sessões de terapia — o meu desejo era que elas expandissem a compreensão do leitor sobre o texto. Foram 5 ilustrações ao total.
Cabe lembrar que, durante todo o processo, eu, enquanto designer, tomo a frente da execução, mas todos os caminhos e escolhas foram discutidos com a cliente, que as aprovou ou corrigiu o rumo do projeto.
>>> Confira no portfólio o projeto completo.
Revisão e ajustes
Com a diagramação de capa e miolo do livro pronta, o material foi novamente lido — é preciso se certificar que tudo está no lugar em que deveria e que nada ficou pelo caminho.
Também realizamos provas de impressão da capa e páginas coloridas. Como explico em outro post (que pode ser lido aqui), as cores que vemos na tela e as que são impressas no papel são diferentes, então é sempre importante imprimir provas de cor para que se possa realizar qualquer correção a tempo (nada de surpresas quando o livro chegar!).
Produção de impressão
Com os arquivos prontos e revisados, era a hora de enviar para a gráfica. Aqui é importante ter um fornecedor de confiança e especializado às necessidades do projeto. No nosso caso, impressão e acabamentos de qualidade em baixa tiragem.
Produção de ePub
Enquanto a versão impressa está sendo produzida na gráfica, é hora de fechar a versão digital. Usando como base o arquivo já produzido, realizei as adaptações necessárias e os ajustes de configuração para correta exportação do conteúdo em ePub3. Com esse arquivo em mãos o IMADIN pode publicá-lo em plataformas digitais, como na loja de eBooks da Amazon.
Ficha técnica
- Design gráfico editorial: Laura Guidali Amaral
- Publicado em 2013 pelo IMADIN
- Autoria: Maria Dinorah
- Ilustrações: Laura Guidali Amaral
- Brochura com orelha, 12 x 20 cm, 72 páginas
- Serviços prestados: criação de projeto gráfico, diagramação de capa e miolo, arte-finalização, assessoria para impressão e produção de ePub.
Gostou? Então entra em contato comigo e vamos conversar sobre o seu projeto (:
* Mais do blog: