trabalhos

Revista impressa

Revista Nonada – Sobre viver de cultura

Sobre o cliente

Nonada é um site de jornalismo cultural independente da cidade de Porto Alegre/RS. Por meio de edital da Lei Aldir Blanc, viabilizaram sua revista impressa, que traz materiais inéditos, com 1.000 exemplares distribuídos gratuitamente. A revista marcou a comemoração de 11 anos do site.

Objetivos

Criar um material gráfico que incorporasse a mesma identidade visual do site, que é a mídia original do veículo, e, ao mesmo tempo, respeitasse a tradição de design das revistas impressas. 

Esse foi o primeiro material impresso do Nonada, o que significou uma inovação para os editores. Por isso, escolhermos uma abordagem visual mais segura.

Abordagem

O cliente já tinha algumas referências para a revista impressa, que apresentavam uma identidade visual mais tradicional. Então, minha abordagem foi unir essas indicações com a identidade visual já consolidada do site, com o objetivo de criar uma proposta bem alinhada e com aparência profissional.

A unidade da identidade visual entre o site e a revista impressa se deu, principalmente, pela escolha das cores e pelo estilo de tipografia serifada, própria para textos longos em tamanho pequeno de fonte. Também foi replicado na revista o recurso visual de destaque nos títulos, que ficaram na cor branca com fundo vermelho, em contraste com as cores da impressão. 

Minha intenção foi proporcionar uma leitura clara e confortável, porém com um certo dinamismo visual, considerando que muitos textos tinham a mesma estrutura para apresentar as reportagens. Para isso, criei um grid que alternava 2 e 3 colunas, que foi utilizado conforme a conveniência, me dando liberdade para dispor o conteúdo de acordo com a quantidade de caracteres e as imagens. Isso foi bom, pois alguns textos extrapolavam a quantidade de caracteres inicialmente prevista e, assim, foi possível ajustá-los nas páginas. Na prática, cada página ficou com características únicas, todas diferentes, mesmo que a estrutura de base fosse igual. 

Esses recursos visuais tiveram bom uso, pois como a revista possui as mesmas cores em todas as páginas, se o grid fosse muito rígido, o material poderia ser monótono e desengajar a leitura.

Resultados

O resultado é um material profissional, consistente, com cuidado visual nos detalhes. A revista impressa ficou visualmente tradicional e elegante, ao mesmo tempo em que se manteve fiel à identidade do site.

O que mais gostei desse projeto é que o conteúdo das matérias é algo que eu pessoalmente gosto de ler. Além disso, pude brincar com o layout e, ainda assim, manter uma unidade visual coerente. 

Acredito que a apresentação visual da revista ajudou o Nonada a se firmar como um veículo relevante na cena cultural em que ele se insere, e os ajudou a inovar na maneira de apresentar o seu conteúdo.

Leia a publicação completa clicando aqui.

O projeto recebeu troféu de 2o lugar no 63o Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo na categoria Planejamento Gráfico/Arte (2021). Saiba mais clicando aqui.

Ficha técnica
  • Design gráfico editorial: Laura Guidali Amaral
  • Publicado em 2021 pelo Nonada – Jornalismo Cultural
  • Ilustração de capa: Bárbara Quintino
  • Revista, 2 grampos a cavalo, 21 x 28 cm, 52 páginas
Serviços aplicados
  • Criação de projeto gráfico
  • Diagramação
  • Arte finalização para impressão

Compartilhe:

Precisando agregar valor ao visual dos seus projetos?