Todo ano parece que é a mesma coisa: grandes organizações lançam relatórios super elaborados sobre as tendências para o próximo ano, seja sobre comportamento, moda, design. Mas será que é sempre tanta novidade assim?
A resposta é sim! Para quem atua na indústria criativa, é muito importante trabalhar no sentido de garantir que as nossas criações sejam atrativas e relevantes para o nosso público: pessoas que parecem cada vez mais ávidas por novidades!
E mesmo que você não trabalhe diretamente com criação gráfica, é importante estar por dentro dessas tendências para poder avaliar se o visual da sua produção está adequado ao seu público-alvo.
Tendências visuais
- Cor: a Pantone definiu cinza e amarelo vibrante como as cores de 2021. Essa combinação representa força (cinza) e positividade (amarelo). A Adobe também identificou a tendência de aumento no uso de cores vibrantes, justificando que as pessoas têm se sentido especialmente atraídas por materiais visuais que as deixem “para cima”, que evoquem alegria como forma a contrabalançar o clima pesado da pandemia de Covid-19.
- Imagens: no mesmo sentido de acalmar os ânimos, materiais com imagens de apoio que evoquem tranquilidade ou que apresentem espaços ao ar livre têm tido maior apelo junto às pessoas. Nesse cenário, se torna ainda mais forte a tendência de humanização: apresentar pessoas como sujeito principal das ilustrações dos materiais é uma estratégia acertada.
Finalmente, se você puder inserir movimento nos seus materiais, insira, pois essa é uma tendência que vem crescendo muito. Seja ele um gif ou vídeo, nós somos atraídos pelo movimento, e essa tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível. Não deixe de experimentar!
Quer saber mais?
- Para entender a cor do ano da Pantone leia: Pantone color of the year (em inglês), e não deixe de ver as combinações de cores sugeridas no menu “palette exploration“.
- Conheça os detalhes das tendências criativas do Adobe Stock deste ano.
- Para refletir de forma mais aprofundada sobre tendências na nossa cultura visual, leia o texto Is graphic design too trendy? (em inglês).
No meu trabalho, procuro estar sempre atenta às tendências da indústria para prestar o melhor serviço para meus clientes e parceiros!
Se você deseja que o seu material gráfico fique ainda mais especial com uma identidade visual criativa e feita sob medida, pode contar comigo! Entre em contato, solicite um orçamento e vamos conversar sobre o seu projeto!
* Mais do blog: