trabalhos

Livro impresso

Uma Aventura Corsária

Imagem da capa do livro Uma Aventura Corsária
Livro Uma Aventura Corsária aberto na página de abertura da Parte 1
Livro Uma Aventura Corsária aberto nas páginas 218 e 219
Livro Uma Aventura Corsária aberto nas páginas 134 e 135
Sobre o cliente

A Edelbra Editora é uma editora focada em obras infantojuvenis e para educação. Tem mais de 40 anos de mercado e muito prestígio no meio editorial destinado a esse público.

A editora trouxe a demanda de diagramação e projeto gráfico do livro impresso “Uma Aventura Corsária”, de Helena Gomes. A obra recebeu o “Prêmio Odisseia da Literatura Fantástica 2020”. 

Objetivo

Criar um projeto de design gráfico editorial que conversasse com o texto e ajudasse na imersão e na imaginação do leitor do público infantojuvenil.

Abordagem

No livro de literatura infantojuvenil, o design gráfico editorial atua para criar a materialidade e tornar tangível o universo criado pela autora na história. Isso também é feito pelas ilustrações, mas as escolhas de design atuam para reforçar a história.

Esse livro é uma novela de fantasia e aventura, que se passa no período das grandes navegações, apresentando piratas e seres sobrenaturais, então se buscou recursos de layout e detalhes que evocassem esse imaginário e que o diferenciasse de outros livros do mesmo tema disponíveis no mercado.

O miolo do livro é impresso em duas cores (preto e verde) e, há na “espinha” do livro uma mancha verde, de forma a criar a sensação de que o mar está invadindo as páginas, a partir do seu miolo. Outras manchas, na forma de pingos de tinta também permeiam o livro.

Foi feita uma intensa pesquisa de tipografias e testes de lettering até encontrar um conjunto que evocasse uma ideia de antiguidade e pirataria. Para o lettering da capa foi escolhido o tipo Nelson, que além desses atributos tem uma grande variedade de caracteres – há mais de um desenho para a mesma letra e isso foi explorado no lettering e nas capitulares do miolo.Há ainda outros detalhes, como o uso de capitulares no início dos capítulos, uso de versaletes, uso de “pergaminhos” e escolha de tipografia de apoio que remete à escrita feita com bico de pena e a um estilo antigo – textos dos capítulos, datas, numeração de páginas.

Resultados

O resultado é um livro com personalidade, que se relaciona com o tema e com a história retratada nele. O material é rico em detalhes visuais para estimular a imaginação do jovem leitor, o que torna aquele universo mais palpável.

É um material que demonstra o apuro e o cuidado da editora com os materiais que produz, e o seu compromisso com a formação de jovens leitores.

Feedback

O livro recebeu o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica na categoria Narrativa Longa Fantasia. Veja aqui.

Ficha técnica
  • Design gráfico editorial: Laura Guidali Amaral
  • Publicado em 2019 pela Edelbra Editora
  • Autoria: Helena Gomes
  • Ilustrações: Rodrigo Rosa
  • Brochura (com orelha), 16 x 23 cm, 256 páginas
  • ISBN 978-85-5590-103-4
Serviços aplicados:
  • Criação do projeto gráfico;
  • Diagramação;
  • Fechamento de arquivos para impressão.

Compartilhe:

Precisando agregar valor ao visual dos seus projetos?